quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sofrimento e Luta! Origem do povo Xocó.


Porém alguns remanescentes permaneceram em suas terras, aproximadamente 5 ou 6 famílias, que se sujeitaram a trabalhar na terra como escravos, sendo obrigados a nunca pronunciar a palavra “índio” e a não falar para ninguém a qual nação indígena perteciam.

Assim Permaneceram nessa situação sob o domínio do Coronel Porfírio, sem direito a reclamar de nada, a base de torturas. Permanecendo por cerca de 100 anos sem usar seus costumes tradicionais.

Durante esse longo período de tempo, o pequeno grupo de famílias que restou na terra foi crescendo, e em 1970 formavam um grupo de 25 famílias, que começavam a pesquisar sobre a História dos Xocós, em parceria com alguns frades da paróquia, antropólogos, sociólogos, conhecedores profundos da causa indígena. Nessa pesquisa a documentação provou a existência da origem dos índios Xocó, mostrando que houve uma légua de terra pertencente a eles, que é a Terra Caiçara. Sabendo disso, Os netos do “Coronel”, tentaram fazer o mesmo que fizeram com os antepassados Xocós.

Então eles começaram a se organizar, na tentativa de impedir as ações dos netos de Porfírio. Porém, mesmo com a organização, houve violência contra essa gente, obrigando a trabalhar forçadamente em suas roças. Proibindo-os de plantar milho, arroz, feijão, algodão, como também tocar seus instrumentos (violão e cavaquinhos, proibindo-os também de irem à igreja. Chegando até de proibir os índios de se abrigarem em suas casas.

A cada dia a situação ficava pior, os fazendeiros não deixavam eles trabalharem em suas terras, e também proibindo de arrumar trabalho em outro lugar. Passaram fome, tiveram doenças e ficaram assim por longos nove meses. Um grande estrago a uma cultura que foi erguida com tanto sacrifício.

Nenhum comentário: