quarta-feira, 15 de junho de 2011

As Primeiras Lavouras de Cana de Açúcar do Brasil.


As lavouras de cana de açúcar do Brasil foram uma forma que os portugueses encontraram para ganhar dinheiro na Europa, pois o açúcar era bem aceito e comercializado lá fora.

Para instalar a produção de açúcar no Brasil, Portugal fez um acordo com a Holanda, dando-lhe o direito de assumir o refino e a venda do produto. Em troca, a Holanda financiaria a construção de engenhos pelo país, mas teria que comprar dos portugueses as pedras de açúcar, que eram feitas em forma de pão. Essas pedras ficaram conhecidas como Pão-de-Açúcar, o que originou o nome do lindo morro da cidade do Rio de Janeiro.

As pedras adquiridas pelos holandeses passavam pelo processo de refino, e o açúcar produzido era vendido nos países europeus, o maior lucro ficava para a Holanda.

Em Pernambuco e na Bahia as plantações eram grandes, pois o tipo de solo favorecia as plantações, além do clima quente e úmido. Lá se encontravam os maiores engenhos do país, na época colonial.

Mas foi Martin Afonso Pena que levou a cultura da cana para o litoral do estado de São Paulo, através de mudas retiradas da ilha da Madeira. Nos engenhos eram produzidos produtos como caldo de cana, melado, rapadura, aguardente, além do açúcar.


Escravos na lida com a cana de açúcar

As fazendas de plantio de cana também eram conhecidas como engenhos e nelas moravam os donos das terras, conhecidos também como senhores de engenho, homens ricos e muito respeitados. Com eles moravam seus familiares, os escravos, os feitores e outros empregados.

Com o aumento da produção de cana de açúcar, o país precisou de mão de obra para o trabalho nas lavouras, e os escravos, trazidos da África em navios negreiros, vieram para esse trabalho. Isso aconteceu por volta do ano de 1535. Tiveram ainda que investir na criação de gado, para fazer o transporte da cana.

Os navios negreiros não tinham condições adequadas para o transporte de pessoas. Ali os negros podiam contrair doenças, pois não tinham condições de higiene. Além disso, eram muito maltratados, apanhavam, passavam fome e frio, muitos morriam durante a viagem.

Quando chegaram ao Brasil encontraram imensos canaviais para trabalharem cortando e plantando a cana, com uma jornada de trabalho que ia do nascer ao pôr do sol.

Tantos maus tratos fizeram com que os negros mais corajosos fugissem das fazendas em busca da liberdade, assim formaram as comunidades negras, a que deram o nome de quilombos. O mais conhecido deles foi o Quilombo de Palmares, situado onde é hoje o estado de Alagoas.

As fazendas de cana de açúcar fizeram com que o litoral nordestino tivesse um grande crescimento, com o surgimento de várias outras fazendas que aos poucos viraram pequenas vilas, sendo mais tarde transformadas em cidades.

Os negros foram muito importantes para a formação da etnia brasileira, pois trouxeram seus conhecimentos culinários, de danças, músicas, além de palavras que influenciaram nossa língua.

Nenhum comentário: