quarta-feira, 15 de junho de 2011

Brasília – Capital do Brasil.


Com o crescimento do Brasil surgiu a necessidade de mudar a capital do país para uma área central, a fim de facilitar as tomadas de decisão dos governantes.

A constituição de 1891, preocupada em manter a defesa e o desenvolvimento do país, fez uma doação à União de uma área de 14.000 km², localizada no Planalto Central, para se construir a futura Capital Federal.

Passaram-se muitos anos sem a execução desse projeto, mas em 1956, após a eleição do presidente Juscelino Kubitschek, as obras tiveram início e foram terminadas depois de mil dias de trabalho, fundando-se a cidade de Brasília em 21 de abril de 1960.

O arquiteto responsável pela criação da nova capital foi Lúcio Costa, tendo desenhado a cidade no formato de um avião. Os edifícios públicos de Brasília ficaram sob a criação de Oscar Niemeyer, nascido em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro. Esse é considerado um dos maiores nomes da arquitetura mundial, pois seus feitos marcam uma forma inovadora de trabalho e das obras.


Mapa de Brasília, Catedral, Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional

Diferente da maioria das capitais brasileiras, Brasília cresceu de forma ordenada, pois sendo uma cidade planejada, ficou totalmente pronta antes que os moradores chegassem e ocupassem suas residências.

Seus bairros foram construídos tendo comércio, escola, igreja, parque de diversões, praça pública, a fim de facilitar a vida dos moradores. Nada ali é misturado como em outras cidades. As residências estão separadas de bancos, dos prédios administrativos, dos hospitais, das redes hoteleiras, estando cada um desses em locais específicos.

Outras cidades também foram planejadas assim como Brasília: Belo Horizonte – MG, Goiânia – GO e Palmas – TO.

Em Brasília está a sede do governo federal, onde trabalha o presidente da república e toda a sua equipe de ministros, a fim de garantir o perfeito funcionamento do nosso país.

Nenhum comentário: