terça-feira, 14 de junho de 2011

Colônia do Brasil.


A colônia do Brasil foi uma colônia do império ultramarino português, sendo comumente chamado de Brasil colônia e Brasil colonial este período da história do Brasil. Existiu entre o fim do período pré-colonial brasileiro, em 1530, e a sua elevação a reino unido com Portugal(sua ex-metrópole soberana), em 1815. Inicialmente, o nome do território era ilha de Santa Cruz.

Tal período sucede ao Brasil pré-colonial, que se iniciou em 1501, um ano após a descoberta do território brasileiro por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral, tendo a mesma sido autorizada pelo Rei D. Manuel I de Portugal, e que termina em 1530, após a chegada de alguns portugueses e o início da exploração e colonização do novo território, embora tenha sido mais presente a exploração.

Eventualmente, França e Países Baixos conquistaram o domínio de regiões estratégicas como, por exemplo, a ilha de São Luís do Maranhão (França Equinocial), a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (França Antártica) a cidade de Recife e parte dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte (Nova Holanda).

A despeito destas ocupações, manteve-se, no período colonial, a unidade linguística e cultura herdada dos portugueses.

O período colonial pode ser subdividido nas seguintes categorias:

1.Do fim do período pré-colonial brasileiro, em 1530 (período iniciado em 1501, um ano após o descobrimento do Brasil, em 1500, e que findou em 1530)
2.Ciclo da cana-de-açúcar
3.Ciclo do ouro.
A economia do período é caracterizada pelo tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava(ver escravidão no Brasil).

Nenhum comentário: