segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cultura Afro-brasileira.


Chegou o dia do nosso setorial. Todo o Distrito Federal está realizando conferências regionais, setoriais e livres para a III Conferência Distrital de Cultura. Hoje a Pré-conferência de Cultura Afrobrasileira será no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul), às 19h. Quem não fez o credenciamento convém chegar um pouco antes!


Hoje serão eleitas e eleitos delegadas e delegados e tiraremos propostas a serem encaminhadas para a Plenária Final. Para cada dez pessoas presentes, é possível eleger uma delegada ou um delegado, então, temos que simplesmente lotar o local para garantir máxima representação da nossa temática.


Como sabem, a população negra do DF chega a quase 50% e está presente em todas as Regiões Administrativas. A cadeia produtiva da cultura no DF está cercada por artistas, intelectuais e gestoras/es negros, trabalhando, ou não, com o recorte racial. No ano de 2010 tivemos três importantes conferências, onde formulamos propostas que podemos agora revisitar, incorporar e reafirmar 1. Conapir, Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial 2. Conferência Nacional de Cultura Afro-brasileira 3. Conferência Nacional de Comunicação, onde houve intensa movimentação das Cojiras e Conajira (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial e Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial). Estamos munidas e munidos.


Conferência de Cultura do Distrito Federal será realizada de 28 de abril a 1 de maio. Lá também deveremos estar todos e todas juntas, seja para votar propostas, observar ou simplesmente compor e reforçar quantas e quantos somos, nossa força.


Vamos compor no sentido de mostrar força, presença e consistência de nossas propostas. Penso que por meio da discussão e implementação de políticas públicas para a cultura avançaremos muito na luta por igualdade racial no DF.


Para ter acesso a mais informações acessem: http://www.conferenciaculturadf.blogspot.com/

Nenhum comentário: