sábado, 5 de fevereiro de 2011

FMAC lança calendário de folguedos


Uma justa homenagem foi feita pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) aos mestres da cultura popular. Foi lançado um calendário 2011 destacando os folguedos: afoxé, bumba meu boi, pagode da Mestra Hilda, toré, fandango, quadrilha, coco de roda, guerreiro, baianas, maracutu, quilombo e pastoril. Cada mês destaca um folguedo, em que acompanha ilustração fotográfica e um breve texto histórico voltados a essas expressões populares.


De acordo com a presidente da FMAC, Guiomar Omena, essa motivação teve como objetivo de mostrar toda a diversidade artística que contempla a cidade. “Dessa forma, o prefeito Cícero Almeida entrega à população e aos mestres esta homenagem. Temos a satisfação de consolidar e divulgar a arte dos nossos mestres”, ressaltou.


O calendário, que faz parte do “Projeto Abaetetuba” – lugar de gente feliz, intitulado “Uma odisseia pela cultura alagoana, na observação do olhar atento de uma criança”, conta o legado de cada folguedo, induzindo a continuação da arte através das novas gerações.


Para a confecção do material, além da equipe da FMAC esteve envolvido o fotógrafo publicitário Gustavo Boroni, responsável pela produção fotográfica, seguindo um verdadeiro roteiro cinematográfico por locais históricos e paisagens da capital alagoana, cenários perfeitos para a realização das fotos ilustrativas. A participação de alguns mestres, em que cada um trouxe pessoas integrantes dos grupos folclóricos, foi fundamental para o sucesso do calendário. A distribuição está sendo feita a diversos públicos.


Ainda na perspectiva do Projeto Abaetetuba, outras ações deverão surgir ainda este ano, a exemplo do lançamento de um catálogo com maior amplitude sobre a cultura local de raízes.

Nenhum comentário: