sábado, 5 de fevereiro de 2011

BRINCADEIRAS DE RODA


Pode parecer curioso falar-se em Brincadeiras-de-roda nos dias de hoje. Em tempos, em que estas manifestações da cultura popular espontânea estão com o seu espaço tão esquecido e diminuído. Nas ruas, nas praças, nos quintais está mais raro de se ver ou ouvir-se das bocas infantis aquelas canções que, na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras, guardam séculos de sabedoria ancestral e a riqueza condensada do imaginário popular, em que se trabalha as questões da circularidade e do corpo.

As brincadeiras de roda têm origem na ancestralidade africana. A brincadeira de roda, um manifestação popular de caráter infantil, é o resgate de um instrumento valioso para se trabalhar com “regras” lúdicas, ressaltando a importância de todos as seguirem para que se possa brincar. É fundamental entender que no trabalho coletivo as regras devem ser respeitadas por todos, pois se alguém quebrá-las prejudicará o trabalho do grupo inteiro.

Muitas vezes através da brincadeira fica mais fácil para a criança entender e até participar da elaboração de regras de convivência, aprendendo a se respeitar, percebendo sua importância para o funcionamento do grupo e respeitar o outro, superando o individualismo e a competitividade através do trabalho coletivo e solidário.

“As cantigas de roda prevaleceram nos nossos brinquedos quando, ainda pequenos, os irmãos, os primos e os amigos da vizinhança, eram os companheiros de todo dia. Cantar essas canções hoje é mergulhar no passado, com toda a carga afetiva do seu tempo por que a música se encarrega de situar nosso sonho e contextualizar nossas lembranças.

“Fazer permanecer as mesmas canções significa sedimentar pelo simbólico os sentimentos de uma geração a outra. É tornar comum as emoções, socializar costumes e nacionalizar sentimentos. É manter o elo, compartilhar significados e não perder um tempo de sonhos. É, principalmente, comprometer-se em assegurar um repertório do qual se possa lançar mão, quando na vida precisarmos legitimar nossas lembranças para fortalecer nossas esperanças”.

Elas continuam contendo símbolos como pretextos maravilhosos para a criança experimentar o seu corpo, a linguagem, a aproximação e para descobrir-se a si própria ao mesmo tempo, se revelando ao outro e inserindo-se no convívio social. Trata-se de um movimento de entrega, de alegria e de intensidade vital.

No folclore brasileiro muitas são as brincadeiras de roda, ciranda-cirandinha, lenço atrás etc. De mãos dadas ou não, caminhando em círculos ou paradas, as crianças são ensinadas a unirem suas energias em benefício de outros. Mais tarde no tempo, algumas dessas crianças colocam em prática esses ensinamentos sagrados e irradiam felicidade, paz, força e amor à humanidade.

Um comentário:

End of Midia disse...

Que legal seu blog! Hoje estava eu minha mãe e minha namorada jantando juntos quando começamos a falar de infância, lembremos de brincadeiras e cantigas de roda, me deu saudade e resolvi pesquisar para salvar e futuramente já utilizar para nossas crianças :), realmente é algo que não se pode perder de forma alguma. Muito obrigado pela sua contribuição muito bonita da nossa infância. Atenciosamente: Rodney Wallace Almeida Rocha