quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Igreja e Convento Nossa Senhora dos Anjos





O Convento Nossa Senhora dos Anjos, localizado no centro histórico de Penedo, é aberto ao público e abriga obras de arte sacra barroca, imagens e altares, além do próprio prédio de arquitetura colonial belíssima.

O Altar-mor foi esculpido em cedro e revestido em ouro, estilo barroco rococó do século XVIII. O forro da igreja representa Nossa Senhora dos Anjos e foi pintado por Libório Lázaro Leal em 1784.

Os Franciscanos chegaram ao Brasil juntamente com os descobridores. Coube a Frei Henrique de Coimbra celebrar a primeira missa na "Terra da Santa Cruz". O maior contingente missionário, porém, aqui chegaria em fins do século XVII. Começava, então, a pregação missionária itinerante.
Em 1657 a Província Franciscana de Santo Antônio recebeu um pedido da população do Penedo para que os filhos de São Francisco aqui se estabelecessem. O pedido foi aceito e, no dia 19 de março desembrarcaram os primeiros Franciscanos às margens do Rio São Francisco.
Logo cuidaram de edificar um "Recolhimento", e, no dia 04 de outubro de 1682, lançaram a primeira pedra do atual Convento de Nossa Senhora dos Anjos.
A construção não foi feita de uma vez só. Houveram etapas, tanto no convento, como na igreja. Daí por que existem diversas datas gravadas em diversos lugares: faxada, portaria, claustro, etc...
Com a proíbição régia (1764) de as Ordens Religiosas receberem noviços, os frades foram diminuindo e os conventos ficando vazios. O Convento de Penedo ficou fechado entre os anos de 1883 a 1893. Naquele ano, chegou a Penedo Frei Antônio de São Camilo de Lellis, o qual reabriu o Convento de Nossa Senhora dos Anjos. Os franciscanos da Saxônia (Alemanha) acabaram de assumir a restauração da Província de Santo Antônio do Brasil. De lá, até nossos dias, a presença franciscana em Penedo jamais deixou de acontecer.
O convento é de estilo colonial e construído dentro dos padrões da época. O seu claustro (1786) é amplo e elegante. o mausoléu, que nele se encontra, é de um casal benfeitor do Convento e ali está desde 1902. Merece ser mencionada a escadaria de pedra(degraus e abóbada), ao lado da sacristia, que liga o andar térreo ao 1º andar. É interessante, também, conhecer a chaminé cônica que existe na cozinha do convento, foi criado um museu nas dependências do convento.

Localização:
Praça Frei Camilo de Lellis, 218 Centro
Penedo-Alagoas 572000-000
Fone:(082)3551-2279

Nenhum comentário: