sexta-feira, 22 de abril de 2011



Guilherme de Gales (nascido William Arthur Philip Louis; 21 de junho de 1982), popularmente conhecido como príncipe William[1], é um nobre do Reino Unido, membro da Família Real Britânica, o filho mais velho de Carlos, Príncipe de Gales e da falecida lady Diana, Princesa de Gales. É o segundo na linha de sucessão ao trono britânico e de outros quinze países da Commonwealth. Como filho do príncipe de Gales e neto da rainha Isabel II, o príncipe Guilherme é um membro da Casa de Windsor. Recentemente, graduou-se como um oficial militar pela Real Academia Militar de Sandhurst e deve entrar no regimento de cavalaria Blues and Royals da Household Cavalry do exército britânico, assim como seu irmão, o Príncipe Harry de Gales. Seu nome como oficial militar é "Cadete Gales".

Como um membro da Família Real Britânica, não utiliza nenhum sobrenome oficialmente, mas quando é citado, detém o apelido de família: Mountbatten-Windsor.


O príncipe Guilherme nasceu em 21 de junho de 1982 no Hospital de St. Mary, em Paddington, Londres, Inglaterra. Seu pai é Carlos, Príncipe de Gales, o filho mais velho da rainha Isabel II e do príncipe Filipe, duque de Edimburgo. Sua mãe é a falecida Diana, Princesa de Gales, a filha mais jovem de John Spencer, 8° Conde Spencer e de Frances Shand Kydd. Como é neto de um monarca britânico e filho do príncipe de Gales, seu título completo é Sua Alteza Real, O Príncipe Guilherme de Gales. Quando criança, era afetuosamente chamado por seus pais de Wombat ou de Wills.

Família Real Britânica

SM a Rainha
SAR o Duque de Edimburgo

SAR o Príncipe de Gales
SAR a Duquesa da Cornualha
SAR o Príncipe William de Gales
SAR o Príncipe Harry de Gales
SAR o Duque de Iorque
SAR a Princesa Beatriz de Iorque
SAR a Princesa Eugénia de Iorque
SAR o Conde de Wessex
SAR a Condessa de Wessex
Lady Louise Windsor
Visconde Severn
SAR a Princesa Real

--------------------------------------------------------------------------------

SAR o Duque de Gloucester
SAR a Duquesa de Gloucester
SAR o Duque de Kent
SAR a Duquesa de Kent
SAR o Príncipe Michael de Kent
SAR a Princesa Michael de Kent
SAR a Princesa Alexandra

v • e

Foi cristianizado no 82º aniversário de sua bisavó, a Rainha Mãe, em 4 de Agosto de 1982, na Sala de Música do Palácio de Buckingham pelo Dr. Robert Runcie, Arcebispo da Cantuária. Seus padrinhos são: o rei Constantino II da Grécia, Laurens van der Post, a Princesa Alexandra de Kent, a Duquesa de Westminster, Lorde Brabourne e Lady Susan Hussey.

Pelo lado familiar de sua mãe e do seu avô materno, o príncipe Guilherme descende do rei Carlos II da Inglaterra e do rei Jaime II da Inglaterra. William, quando se tornar rei, será portanto o primeiro monarca desde Ana da Grã-Bretanha a ser um descendente direto de Carlos I da Inglaterra.

O príncipe tem um irmão, o príncipe Henrique. A segunda esposa de seu pai, Camilla, Duquesa da Cornualha, é sua madrasta e tem dois filhos, Tom Parker Bowles e Laura Lopes, dando a William um meio-irmão e uma meia-irmã.

No dia 1 de Março de 1991, no dia de Saint David, Guilherme fez sua primeira aparição pública oficial durante uma visita a Cardiff, a capital do País de Gales. Depois de chegar por avião, o então príncipe de oito anos de idade foi levado por seus pais para a Catedral de Llandaff. Após conhecer a catedral, ele assinou o livro de visitantes, demonstrando que era canhoto. Fotografias do príncipe durante esta visita estão numa exibição permanente da catedral. Quando ele partiu, muitas crianças de escolas e residentes locais lhe deram presentes, que o príncipe recebeu com um sorriso, sussurrando "obrigado".

Em 3 de Junho de 1991, o príncipe Guilherme foi acertado na testa por um garoto num campo de golfe e foi levado ao Hospital Real de Berkshire. O príncipe não perdeu a consciência, mas sofreu uma fratura no crânio e foi operado em Great Ormond Street Hospital. Uma ligueira cicatriz ainda está visível nos dias de hoje.

Em maio de 1995, o príncipe Guilherme acompanhou sua mãe, seu pai e seu irmão ao Quinquagésimo Aniversário da Vitória Européia, comemoração ocorrida em Hyde Park; também acompanhou sua família no Jubileu da Vitória sobre o Japão em frente ao Palácio de Buckingham.

Desde a infância, o príncipe é um fã da tradicional equipe de futebol Aston Villa FC.

Guilherme já tem sinais evidentes de calvície precoce, mas aparentemente ele não se importa com isso.


EducaçãoO príncipe Guilherme foi educado em escolas privadas no sul da Inglaterra. Em seus primeiros anos, foi um aluno do jardim de infância Mrs Jane Mynors e da escola pré-preparatória Wetherby School, ambas no oeste de Londres. Em 1987, se juntou a Fun With Music, uma aula de apreciação de música conduzida por Ann Rachlin. Então, foi matriculado em Ludgrove School em Berkshire, uma escola preparatória. Depois de passar no exame de admissão, foi para Eton College, também em Berkshire. Enquanto estava lá, estudou geografia, biologia e história da arte, em Advanced Level.

Depois de terminar Eton College e como um crescente número de adolescentes britânicos, o príncipe decidiu fazer o ano sabático (gap year, em inglês) antes do ingresso na universidade. Tomou parte de um treinamento do exército britânico em Belize. Passou o estágio final de seu gap year no sul do Chile como um voluntário da Raleigh International. Fotos do príncipe limpando um toalete foram transmitidas em todo mundo. Trabalhou numa fazenda britânica e posteriormente, visitou países na África. Atualmente, realiza trabalhos beneficentes, assim como seus familiares, em apoio de Sua Majestade, a Rainha Isabel II, sua avó.

Depois de concluido o gap year, em 2001, o príncipe foi aceito na Universidade de St. Andrew em Fife, Escócia, graduando-se em 2005. Começou a estudar história da arte, mas resolveu depois mudar, como matéria principal, para Geografia. Guilherme recebeu o grau escocês de "Mestre das Artes" com honras acima da segunda classe, a façanha academicamente mais alta que mais nenhum outro herdeiro ao trono britânico jamais recebeu. Em St. Andrew, era referido como William Wales.

Em Janeiro de 2006, o príncipe Guilherme começou seu curso de cadete na prestigiada Real Academia Militar de Sandhurst para treinar como um oficial militar. Guilherme juntou-se ao seu irmão, que estava lá desde Maio de 2005.


Guilherme é bastante querido da sua avó, a Rainha Isabel II. Compareceu na Abadia de Westminster, no mesmo ano da morte de Lady Diana, para a celebração do dia de ação de graças às "Bodas de Ouro" da Rainha e do Duque de Edimburgo, em novembro de 1997. Em 2002, foi a compromissos para oficializar o jubileu de ouro de sua avó. Ele toma conta dos seus compromissos, mas acompanha sempre o seu pai em diversas visitas oficiais ao Reino Unido e ao estrangeiro.

Em 2005 realizou suas primeiras tarefas sozinho representando a sua avó, a rainha Elizabeth II, quando visitou a Nova Zelândia, e a Escócia, em julho de 2005. O príncipe também representou a rainha em Greenwich (Inglaterra), Wellington e Auckland em cerimónias comemorativas do fim da Segunda Guerra Mundial.


NamoroGuilherme namora com Kate Middleton desde 2004. Conheceram-se na Universidade de St. Andrew e dividiram um apartamento juntos.

O casal foi visto junto pela primeira vez numa viagem em Klosters-Serneus, onde praticavam esqui, em abril de 2004. Durante o ano de 2005, a mídia começou a desconfiar de um noivado. Naquele ano, acredita-se que ela conheceu a rainha, no Castelo de Balmoral. Elas se reencontraram em outras ocasiões também. Pelo que se sabe, tanto Isabel II como o príncipe de Gales aprovaram Middleton, que é graduada em história da arte. .

A atenção da mídia era tanta que ela era freqüentemente fotografada nas suas saídas diárias. Em 17 de Outubro de 2005, Kate queixou-se para seu advogado sobre a importunação da mídia, dizendo que não tinha feito nada para ganhar publicidade. Em dezembro daquele ano, a revista alemã Das Neue publicou fotos do exterior de seu apartamento em Londres, revelando sua localização. Desde então, ela anda acompanhada de seguranças. O tablóide Evening Standard disse que Guilherme estava pensando em ir a Tribunal Europeu dos Direitos Humanos porque estaria preocupado com sua privacidade e com a de sua namorada.

Em fevereiro de 2006, foi anunciado pelo Departamento de Proteção Diplomática e da Realeza que Middleton receberia segurança de vinte e quatro horas, aumentando as especulações sobre um próximo noivado. Como não foi anunciado, na verdade, nenhum noivado, esse plano de segurança não se efetuou.

No aniversário dos vinte e cinco anos de Kate, em janeiro de 2007, a atenção da mídia cresceu tanto em torno dela, preocupando Guilherme e seu pai, que os advogados de Middleton tomaram uma ação legal. Como conseqüência, os jornais The Guardian e News International decidiram abster-se de publicar fotografias suas tiradas por paparazzi.

Em 15 de Dezembro de 2006, Kate, como convidada oficial real, compareceu na "parada de passagem" de Guilherme na Real Academia Militar de Sandhurst. Segundo o Daily Mail, um tablóide britânico, ela foi convidada pela Rainha para um almoço de Natal. Seria a primeira vez que uma companheira de alguém da realeza compareceria a uma celebração festiva em Sandringham House, perto de Sandringham, Norfolk, caso Middleton aceitasse; no entanto ela preferiu passar o Natal com sua família.

Em dezembro de 2006, "alguém" próximo do palácio disse que Kate Middleton não estava no momento de se preparar para ser uma futura princesa. Embora as especulações da mídia dizem que até o final de 2007 seja oficializado o noivado entre eles, o príncipe Guilherme já declarou que não pensará em casamento até completar, no mínimo, vinte e oito anos.

Após um rompimento em abril de 2007 Guilherme e Kate reataram o namoro. Em 16 de Novembro de 2010, a Casa Real inglesa anunciou o casamento entre os dois, que de acordo com a imprensa internacional, será o maior casamento da corte desde o casamento dos pais do noivo, no início da década de 80.

Nenhum comentário: